Eu sou meio viciada em listas. Talvez bastante. Dito isto, eu sou um pouquinho viciada no BuzzFeed. E aí que esses dias eu vi uma lista que me lembrou minha melhor amiga, que mora em outro estado. Obviamente, a primeira coisa que eu fiz, foi mandar o link para ela. Mas, depois de uns dias observando a timeline do Twitter, eu percebi que muita gente vive o mesmo drama: está separado a quilômetros de distância da melhor amiga!
Seja porque ela mudou de cidade, foi estudar em outro país ou já morava longe quando você a conheceu, estar longe da sua melhor amiga pode ser algo muito ruim, pois existem aqueles momentos em que tudo que você precisava era da companhia dela. Mas isso faz você desenvolver grandes habilidades para matar as saudades e usar todas as ferramentas possíveis para que pareça que sua melhor amiga está ao seu lado o tempo todo.
Reunindo minha grande experiência *cof cof*, apresento a vocês minha versão da lista de autoajuda com soluções para você sobreviver quando sua amiga mora longe de você:
Usem e abusem do WhatsApp
Eu e minha melhor amiga conversamos tanto, tanto por WhatsApp que teve uma época que ela tentou apagar nossa conversa – porque o aplicativo estava travando toda vez que abria, de tantos dados – e o celular não conseguia deletar, eram mais dados do que ele era capaz de ler. Então se você pagou $1.99 pra fazer download desse bonitinho, faça jus a esse dinheiro. Mande vídeos, fotos, notas de áudio, avise que você acordou, dormiu, reclame da festa que você foi, fale do cara bonitinho que você achou no ônibus e é sua nova paixão platônica… Enfim, converse. Vocês podem passar o dia inteiro se falando e acabar com a bateria do seu celular.
Envie SMS!
Em tempo de WhatApp, quem manda SMS é rei – ou foi algo assim que eu li no twitter. Sério, quer coisa mais legal que receber um SMS inesperado? Então, se você viu algo que te lembrou sua amiga ou simplesmente está com saudades dela, mande um SMS dizendo isso, ao invés de falar por WhatsApp.
Assistam a um filme juntas (ou a uma série de TV).
Acho que uma das coisas que eu mais gosto de fazer com minhas amigas é assistir um filme sem assistir. Sabe como é: apertar o play e, no fim das contas, acabar esquecendo do filme enquanto come brigadeiro e reclama da vida. Não é porque sua melhor amiga não está no mesmo lugar que você que ela não pode fazer isso! Faça um brigadeiro em casa e peça pra sua amiga fazer também, faça uma chamada no Skype, abra o Netflix, escolham um filme juntas e apertem o play. Você também pode combinar de assistir a uma série com ela e comentar sobre os episódios enquanto assistem.
É engraçado por um motivo: vocês nunca vão dar play ao mesmo tempo, então por segundos de diferença, a reação dela às vezes vai vir em um momento diferente da sua. Ou por que você é tapada e vai tocar sem querer o lugar errado na tela do tablet, fechar o Netflix e ouvir sua melhor amiga te xingar pela sua lerdeza. Acontece (comigo mais de uma vez durante o mesmo filme!).
Uma dica: sempre coma a mesma coisa que sua melhor amiga está comendo durante o filme, senão ela está tipo, comendo brigadeiro e você só tem maçã em casa e fica na vontade. É péssimo (a minha melhor amiga já fez isso comigo, tsc tsc).
Leiam o mesmo livro e comentem sobre ele
Isso geralmente não dá muito certo comigo e com a minha melhor amiga – seja porque eu ando lenta nas leituras, seja porque a gente sempre tem opiniões diferentes ou simplesmente porque a gente combina de ler e acaba esquecendo -, mas vocês podem escolher o mesmo livro para ler e comentar sobre ele durante a leitura.
Conversem sobre tudo
Acho que o que torna sua melhor amiga sua melhor amiga é que é aquela amiga com quem você se sente à vontade pra falar de tudo – desde celebridades de Hollywood até assuntos mais sérios que você não conversa com ninguém. Vocês podem até brigar por discordar de uma coisa ou outra, mas sabe aquela pessoa que acontece uma coisa e imediatamente você pensa “preciso contar pra Fulana?”. Não é porque sua melhor amiga não está perto fisicamente que ela não precisa participar ativamente da sua vida.
Para quem conheceu sua melhor amiga online, é mais fácil, mas para quem passou a vida ao lado e de repente teve que ver a melhor amiga ir para longe, imagino que seja mais difícil acostumar a isso. Mas essa é uma parte muito importante e que torna a amizade tão especial. Existem milhões de meios de vocês duas se comunicarem e a distância é só um empecilho chato, mas se vocês continuarem atualizando uma a outra sobre tudo, vai parecer que vocês nunca saíram uma do lado da outra (ok, nem tanto! A gente sabe como saudade é ruim, mas assim faz doer menos, não é?).
Escreva cartas!
Cartas são legais. Cartas são bonitas. Cartas parecem aproximar vocês ainda mais. Cartas mostram que você dedicou um tempo especial para aquilo. Escreva cartas!
O Skype é seu aliado
O Skype é uma ótima ferramenta para ajudar a encurtar distâncias, tornando as conversas muito mais práticas. Além de ouvir a voz, você também pode fazer chamadas de vídeo – e sem se preocupar com DDD ou DDI, porque não somos ricos, não é mesmo?
Faça uma ligação às vezes
Olha, eu sei que nossa geração foi atingida pela tal fobia de telefone. Meu celular serve pra tudo: twittar, tirar foto, entrar no tumblr, escrever, responder e-mails, jogar… Mas pra telefonar? Não, obrigada. Não sei o que me dá, mas entro em pânico. Mas, aqui vale a regrinha do SMS: como existem tantas formas “práticas” de se comunicar, às vezes aquela “mais trabalhada” ganha um valor especial. Por isso, às vezes é importante deixar o medo de celular de lado e ligar para a sua amiga, especialmente em momentos que pedem isso – você vai saber qual. E viva as promoções das operadoras!
Faça compras com ela
Ei, não é por existir um oceano separando vocês que ela não pode te ajudar a escolher roupas no shopping! Eu adoro mandar fotos pelo WhatsApp das roupas que experimento para minhas amigas me ajudarem a escolher o que comprar ou não. Então aquela tarde no shopping com sua amiga não fica tão comprometida!
Compre passagens com antecedência quando for visitá-la!
Programe-se bem antes e compre as passagens com antecedência, para pagar pouco e economizar para a próxima visita. Quanto mais perto da viagem você comprar a passagem, mais caro vai custar dar um abraço apertado na sua melhor amiga.
Contem os dias para se ver
Se você já sabe quando é a próxima vez que vocês vão se encontrar pessoalmente, marque no calendário e faça uma contagem regressiva. Isso só vai te deixar mais ansiosa, mas fazer o que? Eu sei que você não consegue controlar e vai acabar contando quantos dias faltam até rever sua melhor amiga (57, se tudo der certo. Uau, são muitos dias!).
Aproveitem cada momento quando estiverem juntas
Com a distância, você vai acabar entendendo ainda mais o valor de um abraço. Aproveite sua melhor amiga quando ela estiver do seu lado, tire muitas fotos e se lembre que para uma amizade verdadeira não existe tempo nem distância suficientes.
Eu dedico esse post para minha melhor amiga, que não deixa os quilômetros fazerem diferença em nossa amizade e que tem o jeito próprio de permanecer ao meu lado todos os dias! Obrigada por estar sempre ao meu lado.