Essa semana eu fiz a minha lista de “melhores do ano“, mas essa aqui é uma retrospectiva mais pessoal, sobre o que aconteceu na minha vida em 2013 (assim como a que fiz em 2012). Eu sempre fico meio reflexiva nos últimos dias do ano – sei que é só uma mudança no calendário, mas gosto de todo significado que essa data carrega. O que importa, no fim das contas, não é o novo ano, mas o que você escolhe fazer com ele. Dito isto, vamos à minha retrospectiva (e as fotos foram tiradas do meu instagram, por isso a qualidade)…
Em 2013 eu…
… saí do país pela primeira vez.
Acho que certamente esse foi o acontecimento mais importante. Até 2012, eu nunca tinha entrado num avião ou conhecido pelo menos uma cidade de cada estado do Sudeste, que dirá saído do país. Fui a Buenos Aires com meu pai e foi uma viagem ótima! E cheguei na Argentina no mesmo dia que o papa foi anunciado – podem imaginar a euforia por lá.
… fiz carinho numa onça, andei de dromedário e alimentei lhamas e elefantes.
Isso tudo foi na minha viagem pra Argentina, mas foi algo tão diferente que merecia um tópico especial! hehe Eu acho que a melhor parte de viajar é que são ocasiões onde acontecem coisas únicas, sabe? Que você não teria outra oportunidade tão facilmente. Mas, apesar de ter sido algo legal, eu não gostei muito de conhecer o Zoo Luján Tem mais sobre isso aqui.
… cismei que era uma boa ideia turistar num cemitério sozinha.
E foi! Também aconteceu na mesma viagem, mas eu tive cada história doida e engraçada nesse dia… Só lendo meu post para entender do que estou falando. Mas, definitivamente, valeu a pena!
… sobrevivi a três semestres na faculdade.
… e não me formei. Foram muitas coisas no quesito acadêmico esse ano – que me deixaram louca e super enrolada. Tive que adiar minha formatura por, pelo menos, mais um semestre. Por causa da greve no ano passado, quase não tive férias acadêmicas e ao invés de viver dois semestres, vivi TRÊS! Mas pelo menos posso dizer: eu sobrevivi.
… viajei para duas capitais para fazer eventos do meu livro.
Foi muito legal ir para São Paulo e Belo Horizonte fazer eventos do meu livro – e também um super aprendizado. Eu adorei conhecer os leitores nas duas capitais e essas duas viagens foram mais um tijolinho para construir o meu sonho de ter meus livros lidos pelo máximo de pessoas possível.
… fui a Minas Gerais pela primeira vez.
E finalmente posso dizer que já fui a todas as capitais da minha região (Sudeste!). Meu sonho é conhecer pelo menos uma cidade em cada estado do Brasil, será que um dia eu consigo? (Ano que vem vou ao Sul e ao Nordeste pela primeira vez, para Curitiba e Recife. Já é mais um passo na minha meta haha). Eu sempre tive muitos amigos virtuais em BH e foi muito bom visitar a “casa” deles, o que me leva a…
… conheci pessoalmente minha amiga virtual mais antiga.
Eu conheço a Marina desde os 12 anos – desde a época do meu primeiro blog, e isso faz bastante tempo! Quase dez anos depois, finalmente nos conhecemos pessoalmente, quando fui a BH. Eu fiquei muito feliz em finalmente dar “rosto” à pessoa com quem mantenho contato pela internet há mais tempo.
… conheci pessoalmente mais uma parte da “minha DS”.
Em 2008/2009, o Orkut me apresentou algumas amigas numa comunidade de Crepúsculo – a gente tinha até um nome. Somos um grupo de dez meninas (ano passado eu conheci duas delas!) e esse ano eu conheci três de uma só vez! Foi tão legal, porque foi a primeira vez que tivemos uma “reunião”, com várias juntas. Também foi em Belo Horizonte.
… conheci minha melhor amiga.
Acho que um bom ano é medido pela qualidade dos amigos que você faz. Acho que esse não foi um ano de fazer muitos amigos, mas com certeza foi o ano que fiz o melhor deles. Eu conheci a Olívia pelo twitter e nunca achei que ia fazer minha melhor amiga pela internet! Sempre fiz amizades on-line, mas é “diferente”, né? Por que você chama de melhor amigo aquele pra quem você conta tudo e está sempre com você – e apesar da distância, é isso que acontece! A gente se conheceu pessoalmente em BH também (foi a viagem pra conhecer pessoas da internet, parece que todo mundo mora em Minas!) e depois de julho ela já veio duas vezes aqui. Com certeza uma amizade daquelas pra levar pra vida inteira!
… fui a um estádio assistir um jogo de futebol pela primeira vez.
Apesar de amar futebol, eu nunca tinha ido a um jogo! Meu pai odeia, meus ex-namorados nunca ligaram pro esporte (e o que ligava era flamenguista, ou seja…) e eu nunca tinha companhia, pois meus amigos torciam para outros times. Fui com o Igor assistir a um jogo da Copa das Confederações – escolhemos Espanha x Taiti – e vimos uma goleada de 10×0. E apesar do amor da minha vida (a.k.a. Casillas) não ter jogado, foi muito divertido. Mas eu queria mesmo é ver um jogo “pra valer”. Algum vascaíno quer me fazer companhia ano que vem indo pro estádio ver os jogos da série B?
… fui contratada no meu estágio.
Comecei a trabalhar na Objetiva em 2012, como estagiária. Esse ano fui contratada como assistente editorial, antes mesmo de me formar. É uma oportunidade muito legal e gratificante trabalhar com aquilo que mais amo: os livros!
… fui a um programa de TV de rede nacional.
Minha mãe morreu com minha participação no Sem Censura! Ela sempre foi muito fã do programa e ficou super empolgada quando me viu na televisão.
… meu primeiro livro foi indicado a um prêmio.
Ele foi indicado ao prêmio Codex de Ouro em duas categorias e, apesar de não ter ganhado, foi bem legal concorrer a um prêmio pela primeira vez – especialmente por ter sido meu primeiro livro e por tê-lo escrito aos 17 anos!
… conheci a Kiera Cass.
Quem viu minha lista de melhores do ano, viu que a série escrita pela Kiera estava lá! Foi muito legal conhecê-la pessoalmente – passei horas com ela e outras blogueiras, batemos um super papo, rimos e até andamos no mesmo elevador!
… vivi mais uma bienal com as melhores companhias.
Bienal do Livro é sempre um momento lindo do ano – e eu já formei minha “gangue” para esse tipo de evento. Sempre uma sensação gostosa estar ao lado das minhas amigas que moram longe durante vários dias, andando pelos pavilhões, comprando livros e vivendo momentos inesquecíveis.
… li o melhor livro da minha vida.
A redoma de vidro foi tão marcante para mim que merece estar nessa retrospectiva. O romance de Sylvia Plath não só me tocou, mas foi como deixar parte de mim para trás quando o terminei. Não sei se um dia encontrarei um livro que mexa tanto comigo.
… assisti ao filme mais esperado do ano antes dos gringos!
Jogos Vorazes sempre entra nas minhas retrospectivas hehehehe Mas fazer o quê? Eu (e todo Brasil) matamos o mundo de inveja assistindo Em Chamas antes deles! Morri de sentimentos, com certeza.
… participei de todas as etapas para o lançamento do meu livro.
Eu tive mais de uma opção de editora para publicar Confissões on-line, mas escolhi a Generale por diversos motivos. Entre eles, eu pude participar ativamente de todo processo até o lançamento do livro. Participei até da gravação do booktrailer!
… aos 21 anos, vi mais um livro de minha autoria ficar prontinho!
Então, o segundo livro! Depois de muitas dúvidas e trabalho duro, no meio de novembro eu finalmente pude dizer que tinha mais um livro publicado. Sempre uma emoção única!
… lancei meu segundo livro!
No dia 30 de novembro, foi o lançamento do meu segundo livro – quase fechando o ano com chave de ouro. Foram muitas coisas boas – e também algumas bem ruins -, mas o que importa no fim é o que a gente aprende e como amadurecemos. Tenho plena consciência de como as coisas boas desse ano foram grandiosas e importantes. E espero que 2014 seja um ano melhor, onde eu atinja algumas outras metas que sempre sonhei.
Como foi o ano de vocês?