Quantcast
Channel: Iris Figueiredo - Literalmente Falando » Amizade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

Retrospectiva 2012

$
0
0

2012 não foi exatamente o meu melhor ano, mas isso não significa que não aconteceram coisas boas para soterrar as ruins.

Em 2012 eu…

… fui muito fã de Jogos Vorazes.

Ok, eu sou muito fã de Jogos Vorazes desde 2010, mas acho que esse ano me superei em matéria de fangirlismo. Apresentei evento, dei várias entrevistas falando sobre a série de livros, fui na pré-estreia oficial, depois fui ao cinema mais de sete vezes assistir ao filme, comprei tudo que podia comprar relacionado a série e… até saí em um book trailer oficial que foi exibido nos cinemas. Lógico que fandom dá muito estresse, mas acho que foram mais alegrias que decepções.

… viajei de avião pela primeira vez.

E vivi uma saga! Afinal de contas, você conhece mais alguém que tenha perdido TRÊS VOOS no mesmo dia? Nem eu.

… conheci São Paulo do melhor jeito possível.

A melhor parte do meu ano foi, sem dúvidas, viajar com vários amigos blogueiros para a Bienal de SP. Mas todo mundo que estava no mesmo grupo de viagem que eu sabe que a Bienal foi só um detalhe. A melhor parte foram nossas (des)aventuras por São Paulo. Tipo… dançar Gangnam style atravessando a Av. Paulista (não há provas, ahá). Quero outras viagens assim, sniff.

… conheci a Cecily von Ziegesar e vivi meu dia de Upper East Side.

Eu sou superfã de Gossip Girl desde 2005. Vocês não imaginam como fiquei empolgada com meu dia de Blair Waldorf haha Passeei de limousine, conheci a autora dessa série que eu adoro (sabe aquela “tão ruim que é bom demais?”) e ainda bati papo e pude jantar com ela.

… participei pela primeira vez de uma Bienal como escritora.

Acho que esse foi tipo… meu ponto alto! Um grande sonho desde sempre foi autografar algum livro meu em uma Bienal. Mas eu não imaginava nem que conseguiria lançar um livro, que dirá autografar em uma feira tão grande. Mas participei da minha primeira bienal como autora e foi demais!

… conheci a nerdfighteria brasileira.

Eu já assistia os vídeos do John e do Hank há um bom tempo e tinha lido Alaska em 2010… Mas esse ano que eu conheci os nerdfighters brasileiros e é overdose de amor. Alguns deles viraram muito muito muito amigos, do tipo “não vivo sem”. Obrigado, John e Hank Green, por serem responsáveis pelas melhores pessoas que conheci esse ano!

… participei de um debate na Bienal do Livro.

Eu mal pude acreditar quando fui convidada pela Bienal de SP pra falar sobre blogs no espaço Jovem da feira esse ano. E ainda conheci gente de muito reconhecida na internet, tipo o PC Siqueira e o Marcelo Cidral. Foi um momento muito especial, sem dúvidas.

… vi ao vivo meu primeiro Van Gogh, Monet e Renoir.

Depois de passar três horas na fila (olha minha cara de cansada!), eu conferi a exposição dos Impressionistas aqui no CCBB. A maior alegria de todas foi ver, pela primeira vez, quadros dos meus três pintores favoritos: Renoir, Monet e Van Gogh. Quando vi cada um deles pela primeira vez, caí no choro. Foi lindo!

… conheci a capital do país.

Na minha segunda viagem de avião na vida (dessa vez, nada surreal pra atrapalhar meu voo. Só uma turbulência), rumei para a nossa capital federal. Revi amigos, conheci a residência da nossa excelentíssima presidenta e vi mais obras do Niemeyer do que é saudável.

… vivi mais excelentes momentos com meus melhores amigos.

Acho que cada ano que passa só é melhor ainda por ter seus amigos ao lado. E eu não posso virar o ano sem agradecer a companhia daqueles que estiveram comigo durante todos os dias desse ano louco.

… conheci pessoalmente duas das minhas melhores amigas virtuais.

A Bia (primeira foto) e a Brunna (segunda) são minhas amigas virtuais desde 2009. Nos conhecemos em uma comunidade do orkut e elas aparecem até nos agradecimentos do meu livro. Mas nunca encontrei com elas pessoalmente… até esse ano! E vi as duas na mesma semana.

… comecei a trabalhar em uma editora.

E conheci pessoas incríveis por causa disso, além de realizar de vez meu sonho de trabalhar sempre com livros. Essas são algumas das meninas do editorial internacional da Objetiva!

… voltei a cantar.

Há muitos anos que eu não cantava na igreja (pra quem não sabe, eu sou evangélica, Batista). Sempre gostei muito de cantar, mas a timidez acabava me impedindo de pegar um microfone. Venci a vergonha e esse ano voltei a cantar no coral da igreja e ano que vem volto para as aulas de canto!

… terminei de escrever meu segundo livro!

Passei horas e horas de frente para a tela do meu computador escrevendo, escrevendo e escrevendo… Agora estou passando horas revisando. Espero que em 2013 todo mundo possa colocar as mãos nessa história que já ganhou meu coração.

… cortei meu cabelo.

Essa vai parecer a coisa mais boba da face da terra, mas há muito tempo eu queria cortar meu cabelo. Eu usava meu cabelo mega comprido há anos e só em novembro que tive coragem de fazer o que queria: cortar acima do ombro. E o que aprendi com isso? Que mudar o que você não gosta em você – seja cabelo, comportamento, modo de falar ou vestir – pode e faz uma grande mudança em você. Sabe aquela coisa de mexer com a autoestima? Então. Se tem algo que te desagrada, mude. Em 2013, vou tentar mudar tudo aquilo que não me faz bem. E eu aprendi isso com um simples corte de cabelo…

… entrei numa nova década.

Entrar na casa dos 20 foi uma mudança e tanto! Sei que não é a idade que define boa parte das coisas, mas acho que a nova década me deu uma nova noção de responsabilidade que veio com o peso do novo número que “lidera” minha idade. E por mais que eu tenha entrado em modo #CriseDos20, eu acho que foi uma excelente mudança.

… descobri que são as coisas pequenas que importam.

Antes de escrever esse post, eu estava pensando: “nossa, meu ano foi horrível”. E, lógico, ele não foi dos melhores. Muitas coisas ruins aconteceram, mas não é assim todos os anos? E agora, olhando esse post, percebo que meu ano teve muitos pontos altos também.

Se você está aí, pensando que 2012 não valeu a pena, olhe para trás e repense tudo que aconteceu. Com certeza você vai encontrar muitas coisas que fizeram seu ano valer a pena. E aí, como foi seu 2012?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

Trending Articles